BENEFÍCIOS

Incrementar a Identidade do Estabelecimento de Ensino
Envolver alunos e professores de diferentes turmas e ciclos em torno de um projeto comum é um meio para fortalecer a coesão interna da instituição e contribui decisivamente para construir e/ou sedimentar a sua identidade;

Coesão Intraescolar
Dado o seu caráter multidisciplinar, a Fábrica de Histórias visa promover a aprendizagem em grupo e a colaboração entre turmas e ciclos, fortalecendo os laços entre os alunos, esbatendo o papel da autoria, em prol da cooperação criativa;

Valorizar a Multiculturalidade da População Escolar
Num País que abarca uma enorme diversidade cultural, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais e pessoais dos alunos e demais membros da comunidade educativa, valorizam-se os diferentes saberes e culturas e combatem-se processos de exclusão e discriminação em função da idade, do género ou da diferença;

Mobilização
Com caraterísticas inovadoras é um programa mobilizador, arreigado às artes, desenvolvido a várias mãos e integrado em contexto escolar que fomenta a coesão de grupo e sedimenta as relações interpessoais;

Motivação
Mobilizar alunos de diferentes turmas e ciclos e respetivos professores em torno de um aliciante objetivo comum que se concretiza num produto fruto de um trabalho cooperativo tem um efeito catalisador;

Atualizar e Aperfeiçoar as Capacidades e Competências do Corpo Docente
A Fábrica de História introduz novas metodologias, novos instrumentos e estratégias no plano educativo, tendo uma componente de cariz formativo no desempenho profissional e desenvolvimento pessoal do corpo docente; a CABEÇUDOS poderá emitir Certificados de Formação aos professores envolvidos.

Pedagogia por Projeto
Dar forma ao conhecimento num processo de aprendizagem, dando consistência aos ensinamentos teóricos e articulando-os com a sua aplicabilidade no dia-a-dia é estar na vanguarda das estratégias educativas;

Contribuir para a Interação Escola – Comunidade
Estabelecer na escola um caminho de diálogo, quer internamente, quer com entidades externas. Criando um produto interessante, quer pelo conteúdo da mensagem, quer pelos meios utilizados é possível criar pontes com os encarregados de educação e com a comunidade em geral;

Veicular Mensagens
Uma das finalidades de um livro, de qualquer livro, é transmitir uma mensagem. Editar um livro na escola, escrito e ilustrado pelos próprios alunos é um instrumento para fazer passar mensagens que transmitam os valores e as crenças que estão na base do projeto educativo. E a mensagem entre pares tem uma força inestimável;

Melhorar a Auto-estima
Reconhecer o potencial dos participantes no processo criativo, promover a aquisição de competências pela experimentação, revelar talentos, reconhecer e valorizar o mérito são componentes do programa. De igual forma, podem ser despoletadas capacidades e aptidões para o desempenho de atividades artísticas num contexto futuro;

Catalisador de talentos
A Fábrica de Histórias é um excelente meio de a escola assumir o papel de agente único de criação e de catalisador de talentos. Devidamente apoiada pela CABEÇUDOS, a escola verá nascer um objeto físico que será editado, para orgulho daqueles que contribuíram para a sua conceção;

Estimular as Aptidões Artísticas dos Alunos
Utilizando a arte no processo educativo, articulando a dimensão lúdica e pedagógica da Fábrica de Histórias com o programa curricular, promovem-se competências artísticas dos alunos dos vários níveis de ensino – do Pré-Escolar ao Secundário. Quer enquanto participantes ativos na fase de criação, quer como destinatários na fase da difusão, é possibilitada a descoberta de aptidões em grupos etários naturalmente permeáveis a estímulos que venham a veicular relações futuras com as disciplinas artísticas;

Integração
Este é um projeto que tem a potencialidade de envolver ou de se entrosar com outras atividades e ideias para o ano letivo. Simplesmente como apoio, concretizador do tema do ano ou como hospedeiro de outros projetos, permitindo obter um produto final que será sempre mais que a soma das partes;

Abrangência
Em função dos objetivos definidos e do processo de apropriação do serviço pela instituição escolar, para além do Português e Educação Visual, outras disciplinas podem ser envolvidas: a História e a Geografia na construção dos alicerces, o Marketing na fase de lançamento, a Música, a Matemática, a Informática, as Línguas Estrangeiras,…

GALERIA

CONTACTE-NOS

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem

Um auditório cheio para a apresentação de um livro – que conta a história, escrita a partir da reflexão criativa e partilhada por mais de uma centena de alunos do 5º ano, que se inspira no lema que anualmente congrega toda a escola -, tem-se revelado como o ponto de chegada entusiástico de um percurso realizado ao longo de todo um ano letivo.

Neste percurso de aprendizagem experiencial, a curiosidade, a criatividade, o esforço, a persistência, a resiliência e o empenho são mobilizados, os alunos são desafiados a refletir, dar ideias, ponderar alternativas e propor soluções, adquirem destrezas, competências, conteúdos e concretiza-se transversalidade de saberes e de expressões. Os alunos aprendem. E emocionam-se.

Margarida Chambel,

Colégio Pedro Arrupe