GALERIA

A Grande Aventura dos Jesuítas

Era o dia 1 de Novembro de 1755. O Rei D. José regressava da missa quando, de repente, o chão começou a tremer. Pouco tempo depois, uma onda gigante invadiu a cidade, e por fim deflagraram incêndios que destruíram muitas casas e igrejas. Depois da grande tragédia, D. José chamou Sebastião de Carvalho e Melo para reconstruir Lisboa. E, ganhando a confiança do Rei, levou a cabo muitas mudanças, entre elas uma longa campanha para prender e condenar a Companhia de Jesus, bondosos defensores dos índios e professores da nossa língua e religião. Mas os Jesuítas estavam decididos a seguir com a sua missão…

Texto e ilustração dos alunos do Colégio S. João de Brito, 2014

GALERIA

CONTACTE-NOS

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem

Um auditório cheio para a apresentação de um livro – que conta a história, escrita a partir da reflexão criativa e partilhada por mais de uma centena de alunos do 5º ano, que se inspira no lema que anualmente congrega toda a escola -, tem-se revelado como o ponto de chegada entusiástico de um percurso realizado ao longo de todo um ano letivo.

Neste percurso de aprendizagem experiencial, a curiosidade, a criatividade, o esforço, a persistência, a resiliência e o empenho são mobilizados, os alunos são desafiados a refletir, dar ideias, ponderar alternativas e propor soluções, adquirem destrezas, competências, conteúdos e concretiza-se transversalidade de saberes e de expressões. Os alunos aprendem. E emocionam-se.

Margarida Chambel,

Colégio Pedro Arrupe