SOBRE NÓS

A CABEÇUDOS surgiu em 2010 com o objectivo de enriquecer o panorama cultural dedicado ao público infanto-juvenil. À altura, a única livraria exclusivamente direcionada para a infância em Lisboa, passámos a acolher artistas da narração oral, da música, do teatro e das artes plásticas e apostámos na criação de momentos de partilha com audiências compostas maioritariamente por famílias, quer com espectáculos de criação própria quer acolhendo espectáculos propostos por outros agentes culturais.

Empenhados na promoção das artes, a programação cultural conquistou o seu espaço, somámos audiência e fidelizámos plateias. O público, ciente da importância da introdução às artes em idade precoce enquanto factor facilitador à permeabilidade, é catalisador da frequência e regularidade das sessões produzidas. Tendo como tema o livro e as histórias, a programação é ampliada e melhorada, começando a abarcar várias vertentes artísticas – oficinas de ilustração, teatro, filosofia e música.

Dois anos volvidos, reafirmámos a nossa missão com a concretização de um projecto de equipamento cultural itinerante. A convite de instituições de ensino e municípios, criamos espectáculos multidisciplinares com mediadores culturais e difundimo-los para as populações, contribuindo para a mobilização de públicos para as artes performativas.

 

Em 2011 começámos a produzir a Fábrica de Histórias®. Aqui, combinando várias linhas de montagem (disciplinas artísticas) e operários da cultura (comunidade escolar), promovemos o contacto com a palavra nas suas múltiplas dimensões (lida, escrita, cantada, ritmada, representada, animada), criando e difundindo um objecto artístico para apresentação ao público.

Com uma metodologia que privilegia a educação pelas artes, lançámos um novo serviço educativo com várias áreas de intervenção direcionada às escolas. O PROL – Programa de Literacia Emergente começou a ser implementado em 2015 e é dirigido a bebés a partir dos 6 meses e crianças até aos 6 anos.

Temos como missão a promoção da leitura e das artes. E levaremos a nossa missão Mundo fora, a todas as crianças.

logo-cabecudos

GALERIA

CONTACTE-NOS

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem

Um auditório cheio para a apresentação de um livro – que conta a história, escrita a partir da reflexão criativa e partilhada por mais de uma centena de alunos do 5º ano, que se inspira no lema que anualmente congrega toda a escola -, tem-se revelado como o ponto de chegada entusiástico de um percurso realizado ao longo de todo um ano letivo.

Neste percurso de aprendizagem experiencial, a curiosidade, a criatividade, o esforço, a persistência, a resiliência e o empenho são mobilizados, os alunos são desafiados a refletir, dar ideias, ponderar alternativas e propor soluções, adquirem destrezas, competências, conteúdos e concretiza-se transversalidade de saberes e de expressões. Os alunos aprendem. E emocionam-se.

Margarida Chambel,

Colégio Pedro Arrupe