LINHAS DE MONTAGEM

O trabalho será desenvolvido em sala e será composto por três tarefas indispensáveis e sequenciais, a saber, escrever e rever, ilustrar e realizar filme de animação, e um sem número de opcionais, das quais descrevemos algumas:

Escrever e Rever
Mediada por técnico de escrita criativa, consistirá na criação e redação de uma história e atribuição de um título, partindo de uma temática sugerida. A história terá entre 150 a 600 palavras e estará a cargo de um conjunto de alunos; revisão da história com escritores e ilustradores num processo de melhoria contínua. A revisão será mediada por uma editora profissional que após uma abordagem teórica do seu trabalho, convida os autores a um trabalho de reflexão com o objetivo de melhorar o texto, para além de trabalhar os aspetos morfossintáticos, semânticos e pragmáticos.
Duração média: 6 horas + 3 horas

Ilustrar
Mediada por um artista plástico, consistirá na criação de ilustração para a história, num total de 24 peças, que serão convertidas para uma dimensão de 224 x 200 mm; execução de capa e contracapa, ou, escolha de ilustrações do miolo para este efeito.
Duração média: 15 horas

Filme de animação
Mediada por um realizador, consistirá na produção de um filme de animação com base na história e nas ilustrações criadas, com técnicas variadas: recortes, plasticina, desenhos, que será inserido no DVD.
Duração média: 12 horas

Sonorizar
Mediada por um sonoplasta, consistirá na procura dos sons adequados ao texto e ilustração e na composição da banda sonora com recurso a registo instrumental e/ou digital e integrando os sons descobertos.
Duração média: 6 horas

Livro digital
Mediada por um técnico de multimédia, consistirá na criação de um livro digital com base na história onde serão tratados os aspectos relacionados com a ilustração, a animação, a sua sonorização e pontos de interatividade. O Livro Digital será inserido no DVD.
Duração média: 12 horas

Musicar
Mediada por um músico, consistirá na composição de uma ou mais músicas tendo por base a história, que serão incluídas posteriormente no DVD e eventualmente num espetáculo.
Duração média: 9 horas

Expor
Mediada por um curador, consistirá na organização de exposição, respeitando os métodos e processos de criação de espaços expositivos, dos trabalhos de ilustração e de fragmentos das outras tarefas. Na mesma exposição estará permanentemente em exibição um making of do processo de criação.
Duração média: 6 horas

Narrar
Mediada por um narrador profissional consistirá na preparação de um espectáculo a apresentar na cerimónia de lançamento, com as vertentes de dramatização, música e multimédia. A equipa elencará alunos e mediadores.
Duração média: 12 horas

GALERIA

CONTACTE-NOS

[contact-form-7 id="571" title="Form"]

Um auditório cheio para a apresentação de um livro – que conta a história, escrita a partir da reflexão criativa e partilhada por mais de uma centena de alunos do 5º ano, que se inspira no lema que anualmente congrega toda a escola -, tem-se revelado como o ponto de chegada entusiástico de um percurso realizado ao longo de todo um ano letivo.

Neste percurso de aprendizagem experiencial, a curiosidade, a criatividade, o esforço, a persistência, a resiliência e o empenho são mobilizados, os alunos são desafiados a refletir, dar ideias, ponderar alternativas e propor soluções, adquirem destrezas, competências, conteúdos e concretiza-se transversalidade de saberes e de expressões. Os alunos aprendem. E emocionam-se.

Margarida Chambel,

Colégio Pedro Arrupe