Select Page

Com caraterísticas únicas e inovadoras é um programa mobilizador, arreigado às artes, desenvolvido a várias mãos e integrado em contexto escolar que fomenta a coesão de grupo e sedimenta as relações interpessoais.

livros + filmes de animação

alunos participaram

horas de laboratórios e oficinas

professores envolvidos

4.ª Edição do Prémio Ler+
Logotipo Fábrica de Histórias

Venceu a 4.ª edição do Prémio Ler+ (2021)

Acompanhe o momento da entrega do prémio (às 5h56m) na transmissão do Plano Nacional de Leitura – PNL 2027.

Conceito

O serviço educativo Fábrica de Histórias é um produto de promoção de escrileitura e das artes que se desenvolve junto de instituições de ensino público e privado, integrado no espaço curricular, e que consiste na implementação de um programa de elaboração de um livro da autoria dos alunos, coadjuvados por professores e mediadores de diferentes áreas técnicas e artísticas.

Tendo como elemento de referência o funcionamento encadeado de uma linha de montagem, crianças e jovens participarão nas várias fases do processo de criação e de produção do produto final, aproximando-os do mundo literário e promovendo um relacionamento afetivo e sólido com a linguagem literária, o livro e a escrita, dotando-os de competências artísticas como a ilustração, a dramatização ou a música e de competências técnicas como o marketing ou a informática.

Apresentação

Apresentação

Conceito

O serviço educativo Fábrica de Histórias é um produto de promoção de escrileitura e das artes que se desenvolve junto de instituições de ensino público e privado, integrado no espaço curricular, e que consiste na implementação de um programa de elaboração de um livro da autoria dos alunos, coadjuvados por professores e mediadores de diferentes áreas técnicas e artísticas.

Tendo como elemento de referência o funcionamento encadeado de uma linha de montagem, crianças e jovens participarão nas várias fases do processo de criação e de produção do produto final, aproximando-os do mundo literário e promovendo um relacionamento afetivo e sólido com a linguagem literária, o livro e a escrita, dotando-os de competências artísticas como a ilustração, a dramatização ou a música e de competências técnicas como o marketing ou a informática.

Benefícios

Incrementar a identidade dos estabelecimentos de ensino · Contribuir para a coesão intraescolar · Promover a leitura, a escrita e as artes · Valorizar a multiculturalidade da população escolar · Mobilizar e motivar professores e alunos · Atualizar e aperfeiçoar as capacidades e competências do corpo docente · Favorecer a pedagogia por projeto · Contribuir para a interação escola – comunidade · Veicular mensagens · Melhorar a auto-estima · Estimular as aptidões artísticas dos alunos · Catalisar talentos · Favorecer a integração entre projetos · Fomentar a interdisciplinaridade · Contribuir para a flexibilização curricular · Fomentar a coesão territorial

Benefícios

Incrementar a identidade dos estabelecimentos de ensino · Contribuir para a coesão intraescolar · Promover a leitura, a escrita e as artes · Valorizar a multiculturalidade da população escolar · Mobilizar e motivar professores e alunos · Atualizar e aperfeiçoar as capacidades e competências do corpo docente · Favorecer a pedagogia por projeto · Contribuir para a interação escola – comunidade · Veicular mensagens · Melhorar a auto-estima · Estimular as aptidões artísticas dos alunos · Catalisar talentos · Favorecer a integração entre projetos · Fomentar a interdisciplinaridade · Contribuir para a flexibilização curricular · Fomentar a coesão territorial

Destaques

Apresentação da Fábrica de Histórias pela BLIMUNDA

O pretexto foi o livro Brincar a Sério, através dele, percorremos a linha de produção da Fábrica de Histórias, um projeto em que as crianças são autoras. O que acontece aqui é que agentes do livro são igualmente as suas personagens: é de si que falam quando enumeram definições de brincar, é das suas brincadeiras que as ilustrações dão conta. (…) Chegar aqui é o desejo de qualquer projeto de promoção da leitura.

Testemunhos

Patrícia Costa, Colégio Atlântico

Participar na Fábrica de Histórias foi uma aventura verdadeiramente desafiante, em que a criatividade, a imaginação e o espírito de equipa uniram alunos de todas as valências num projeto inovador e realmente gratificante.

Margarida Chambel, Colégio Pedro Arrupe

Um auditório cheio para a apresentação de um livro – que conta a história, escrita a partir da reflexão criativa e partilhada por mais de uma centena de alunos do 5º ano, que se inspira no lema que anualmente congrega toda a escola -, tem-se revelado como o ponto de chegada entusiástico de um percurso realizado ao longo de todo um ano letivo. 

Neste percurso de aprendizagem experiencial, a curiosidade, a criatividade, o esforço, a persistência, a resiliência e o empenho são mobilizados, os alunos são desafiados a refletir, dar ideias, ponderar alternativas e propor soluções, adquirem destrezas, competências, conteúdos e concretiza-se transversalidade de saberes e de expressões. Os alunos aprendem. E emocionam-se.

Joana Marto, Externato da Luz

A Fábrica de Histórias foi para nós a significação que a própria origem da palavra latina designa: uma oficina onde se fazem coisas e onde nos tornamos os artesãos. Foi a estrutura, a máquina e a construção de um edifício com estruturas assentes na emoção e nas competências. Foi o “lugar” criador onde pensámos, construímos e desenvolvemos a matéria-prima das nossas crianças, daí resultante um produto feliz. Obrigada, Cabeçudos!